Olá, crianças! Hoje vou contar a história de um homem muito especial chamado John Huss. Seu nome é engraçado, sabem por quê? Na língua do país onde ele nasceu, “Huss” significa “ganso”! Isso mesmo, John Huss significa “João Ganso”!
Quem foi John Huss?
John Huss nasceu há muito, muito tempo atrás, em 1373, em uma pequena aldeia chamada Hussinetz (que significa “Cidade dos Gansos”) na Boêmia, que hoje faz parte da República Tcheca.
A família de John era muito pobre. Seus pais trabalhavam duro todos os dias e moravam em uma casinha simples. Eles não sabiam ler nem escrever.
De menino pobre a grande professor
Mesmo tendo nascido pobre, John estudou muito e se tornou um grande professor! Aos 39 anos, ele já era tão inteligente e bondoso que foi escolhido para ser o pregador da rainha da Boêmia!
Sabe o que tornava John Huss especial? Ele não tinha vergonha de sua pobreza nem de seu nome engraçado. Ele dizia: “Eu sou um homem pobre e humilde, e tenho um nome pobre e humilde, mas sinto que tenho o amor de Deus em meu coração.”
O que John Huss ensinava?
Naquela época, as pessoas não podiam ler a Bíblia, e os padres falavam em uma língua que o povo não entendia. John Huss começou a ensinar de um jeito diferente:
• Ele pregava na língua que o povo entendia, não em latim.
• Ele falava que as pessoas deveriam orar a Jesus.
• Ele incentivava as pessoas a lerem a Bíblia sempre que pudessem.
Os quadros que ensinaram uma lição
Um dia, dois jovens ingleses ficaram hospedados na casa de John Huss. Para agradecer sua hospitalidade, eles pintaram dois quadros nas paredes da sala de Huss:
• Em uma parede, pintaram Jesus subindo o monte em direção a Jerusalém, vestido com roupas simples, acompanhado apenas por pescadores pobres e alguns mendigos.
• Na outra parede, pintaram o papa em uma viagem oficial, com uma coroa tripla na cabeça, vestido com mantos de veludo e seda, em uma carruagem luxuosa como a de um rei.
Esses quadros mostravam a diferença entre o que Jesus ensinava e como alguns líderes religiosos viviam.
A coragem de John Huss
Por causa dos seus ensinamentos, John Huss foi chamado para um grande encontro de líderes religiosos na cidade de Constança, na Alemanha.
Muitos amigos disseram: “Não vá! Eles querem machucá-lo!”
Mas John Huss respondeu: “Estou aqui para fazer a vontade de Deus.”
Quando chegou lá, foi preso e tratado muito mal. Mesmo doente e sozinho, seu coração continuava forte em Deus.
Os líderes prometeram dar a ele carruagem, cavalos, servos e dinheiro se ele abandonasse seus ensinamentos. Mas John Huss disse: “Não posso pecar contra Deus. Devo ganhar o mundo e perder minha alma? Não, não posso!”
O final de um herói corajoso
No dia de seu aniversário de 42 anos, em 1415, John Huss foi levado para ser queimado por não abandonar suas crenças. Mesmo diante da morte, ele não teve medo.
Enquanto acendiam a fogueira, ele começou a cantar! Ele não cantou por muito tempo, pois logo Deus levou sua alma para o céu, onde ninguém mais poderia machucá-lo.
Por que John Huss é importante?
John Huss é como uma luz que brilha de longe. Mesmo tendo vivido há mais de 600 anos, sua coragem e suas ideias continuaram a brilhar através dos tempos. Depois dele, vieram outras pessoas como Martinho Lutero e João Calvino, que também ensinaram as verdades pelas quais Huss deu sua vida.
John Huss nos ensina a sermos corajosos, a ficarmos firmes no que acreditamos, e a tratarmos bem até mesmo aqueles que nos tratam mal.
E você, já teve que ser corajoso alguma vez na sua vida?
Baseado na história verdadeira de John Huss (1373-1415), que foi um dos primeiros reformadores da igreja e inspirou muitas pessoas com sua coragem e dedicação à Palavra de Deus.
Referência:
WRIGHT, Julia McNair. A História dos Reformadores para Crianças: John Huss. Tradução: Rodrigo Silva. 1. ed. Foz do Iguaçu: Editora Letras, 2015. 34 p. ISBN: 978-85-66209-40-2.